-
Arquitetos: Baca Architects, Stolon Studio Ltd
- Área: 1 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Robert Barker
-
Fabricantes: Curtis Metal, GutterCentre, Johnson Tiles, Krion, PWS, Sedum Supply, Velfac, Velux, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pátio Kaolin é um pequeno desenvolvimento "sociável" de unidades residenciais e mistas, situado em torno de um pátio com jardim compartilhado. O cliente é uma pequena incorporadora privada, especializada em projetos diferenciados. O objetivo era reconstruir o local anteriormente ocupado por uma indústria, com um programa de residências privativas que atrairia famílias e profissionais.
A solução foi um empreendimento de quatro casas, dois duplexs para morar/trabalhar e três apartamentos, implantados em torno de um generoso jardim comum. As acomodações seguem o perímetro do lote, de forma a maximizar as instalações de uso comunitário disponíveis. O declive de 2m foi escavado para facilitar a implantação dos duplex, sem impactar os proprietários contíguos e também para remover à terra contaminada.
Embora a solução possa parecer orientada pelo design, ela foi desenvolvida dentro de um orçamento e programa estritos definidos pelo cliente. Portanto, as decisões de projeto foram feitas com a visão de agregar valor, não apenas custo, os arquitetos trabalharam para identificar fornecedores e subcontratados que se ajustassem ao orçamento.
As formas esculturais foram projetadas para maximizar a luz do sol no pátio e minimizar o efeito sobre os vizinhos. Os ângulos arquitetônicos foram suavizados pela vegetação, pelos espelhos d'água e pela luz refletida nas fachadas de azulejos. Uma geometria de 15º foi utilizada ao longo do empreendimento, em um plano para manter a vista dos vizinhos e em seção para manter a luz do sol, bem como atender a inclinação mínima para as telhas e coberturas. O bloco frontal foi dividido em duas partes, com um percurso de pedestres dramático até as novas casas na parte posterior, permitindo também que o sol da manhã se estenda para a parte de trás do local.
O jardim compartilhado é um lugar para relaxar, socializar e brincar. Cada casa tem seu próprio pátio que se abre para o jardim central. O intercâmbio entre o espaço público e o privado foi planejado meticulosamente - desde a fachada mais pública até os espaços mais privativos das residências. As grandes janelas panorâmicas para a cozinha / sala de jantar foram separadas do pátio compartilhado por um espelho d'água. As casas foram escalonadas na planta de modo que as áreas de jantar mais abertas fiquem em frente às áreas de estar mais íntimas. No primeiro e segundo pavimentos, a forma do edifício abriga as entradas e instalações externas, proporcionando reclusão e proteção, levando à deliciosa descoberta do jardim além.
Juntamente com o design, paisagismo, jardim comunitário e piscinas de reflexão, o empreendimento tem um objetivo claro, de melhorar o bem-estar e a 'sociabilidade' dos residentes.